Publicidade para não-publicitários.
Publicidade para não-publicitários.
Não tenho diploma de publicitário. Porém, meu sonho sempre foi trabalhar com escrita.
Acredito que, caso eu ingresse nesse ramo profissional, preciso traçar um roteiro de estudos para aprender a linguagem do publicitário na prática.
Entenda: Diploma não é a mesma coisa que talento nato. Aprender não é a mesma coisa que escola.
Então, abaixo, gostaria de sugerir a leitura de um texto publicitário feito por mim a partir do que aprendi conversando com alguns profissionais da área.
Tento validar o meu talento e meu modelo de escrita. A partir das críticas que receberei, saberei qual caminho seguir para me aperfeiçoar.
Escrevo um exemplo de informe publicitário de uma livraria fictícia:
Pare de fuxicar no celular e leia um livro!
O negócio da livraria “Companhia culta” é aumentar o apetite por livros. Almejamos criar uma comunidade de pessoas interessantes e leitores que se reúnem, presencialmente, graças ao aplicativo da loja para discutir os últimos livros “devorados” e tomar um bom café. Vamos manter você atualizado sobre os últimos lançamentos, resenhas e críticas! E o melhor de tudo: O nosso app “bubo” funciona para dar “match” entre pessoas com os mesmos gostos literários.
Em tempos de gritaria e briguinhas virtual, solidão nos grandes centros urbanos, superficialidade nos relacionamentos, o problema, como diria Raul Seixas, é um só: “É falta de cultura para cuspir na estrutura”. Ficamos tempos demais em bolhas virtuais e tempo de menos conversando com pessoas realmente interessantes sobre o que importa.
Acreditamos em amizades regadas à café e nutridas por afinidades culturais.
Seja culto, seja popular, seja divertido. Seja você.