Publicidade para não-publicitários.


Publicidade para não-publicitários.

Não tenho diploma de publicitário. Porém, meu sonho sempre foi trabalhar com escrita.

Acredito que, caso eu ingresse nesse ramo profissional, preciso traçar um roteiro de estudos para aprender a linguagem do publicitário na prática.

Entenda: Diploma não é a mesma coisa que talento nato. Aprender não é a mesma coisa que escola.

Não adianta boas notas sem um mínimo de ambição, certo?

Então, abaixo, gostaria de sugerir a leitura de um texto publicitário feito por mim a partir do que aprendi conversando com alguns profissionais da área.

Tento validar o meu talento e meu modelo de escrita. A partir das críticas que receberei, saberei qual caminho seguir para me aperfeiçoar.

Escrevo um exemplo de informe publicitário de uma livraria fictícia:

Pare de fuxicar no celular e leia um livro!

O negócio da livraria “Companhia culta” é aumentar o apetite por livros. Almejamos criar uma comunidade de pessoas interessantes e leitores que se reúnem, presencialmente, graças ao aplicativo da loja para discutir os últimos livros “devorados” e tomar um bom café. Vamos manter você atualizado sobre os últimos lançamentos, resenhas e críticas! E o melhor de tudo: O nosso app “bubo” funciona para dar “match” entre pessoas com os mesmos gostos literários.

Em tempos de gritaria e briguinhas virtual, solidão nos grandes centros urbanos, superficialidade nos relacionamentos, o problema, como diria Raul Seixas, é um só: “É falta de cultura para cuspir na estrutura”. Ficamos tempos demais em bolhas virtuais e tempo de menos conversando com pessoas realmente interessantes sobre o que importa.

Acreditamos em amizades regadas à café e nutridas por afinidades culturais.

Seja culto, seja popular, seja divertido. Seja você.
Símbolo da sabedoria. E qual tal uma comunidade de intelectuais, uma comunidade de corujas?